David Cronenberg e Paul Giamatti falam sobre Rob (Vários trechos de entrevistas)


Oregon Live (clique para ler a entrevista completa)

Dada a atmosfera pesada da New York Film, é uma surpresa que Cronenberg escolheu o ator britânico Robert Pattinson para o papel principal. Pattison é mais conhecido, é claro, da procura relativa para o filme "Crepúsculo", que revela algumas das coisas pesadas, e intelectual da procura interna "Cosmopolis".
Após declarar que "Selecionar elenco é uma arte negra: nenhum livro de regras para guiá-lo"
Cronenberg disse que viu alguns trabalhos de Pattinson fora de "Crepúsculo", especialmente "Little Ashes", no qual ele interpretou um jovem Salvador Dalí, e sentiu que tinha encontrado o cara. No entanto, ele admite, há, em todos esses casos, um salto de fé.

"É apenas intuir que você pode fazer o papel ", diz ele." Porque você está pedindo-lhe para fazer coisas que ele não tenha feito antes. Mas eu estava convencido de que na hora que eu tinha feito todo o meu trabalho que ele era o homem certo. Eu sabia que era bom, e fiquei surpreso como era bom. '

De IFC (clique para ler a entrevista completa)


IFC: Você Mencinou que esperava ver grandes atores dizendo  o diálogo, eo filme é cheio deles. Mas eu tenho curiosidade sobre Robert Pattinson, que ainda é um ator jovem e não tem tanta experiência como qualquer do restante do elenco, mas tem um monte de seguidores. Quando você tem um projeto como este, você trabalha sobre o script para asaptando seus pontos fortes ou você trabalha mais com ele para coincidir mais com suas habilidades e talentos para o material?
Cronenberg: Para todos os atores, não sei exatamente o que você vai conseguir. Com exceção de algumas audições que poucos atores fizeram para certos papéis, nunca ouvi diálogo falado até que estávamos filmando. Com Rob em particular, nunca ouvi o diálogo falado em particular, até que estávamos filmando. Você vai em gravar com a segurança de ter a pessoa certa, mas não sei exatamente o que vai acontecer. Há uma coisa muito orgânica que ocorre em "Cosmopolis", que é muito espontânea, porque até que Robert não está sentado na limusine com os atores reais, em frente do qual está interpretando a cena - e existem tantos diferentes atores dentro e fora do dessa limusine - ele não sabe como vai reagir, porque ele não está atuando no vácuo. Ele está reagindo a um outro ator. . . . Por exemplo, a primeira cena que filmamos foi na limusine com Jay Baruchel. Rob foi surpreendido pela forma como Jay estava atuando, porque ele estava fazendo isso com tanta emoção e vulnerabilidade, e Rob nunca tinha imaginado isso. Então tivemos que reagir a isso. Essa é a coisa interessante sobre o filme: misturar todas essas coisas que são poderosas e boas, mas realmente não sei o que você vai conseguir.
IFC: É como cozinhar ...
Cronenberg: [risos] Sim, é. É como fazer uma refeição você nunca tenha feito antes




--- SPOILERS --- 

IFC: Sobre a questão das mudanças materiais original, eu vou entrar em território spoiler por um momento e perguntar sobre o final do filme e como ele difere do livro. O filme deixa mais incerteza com o livro, que parece ...

Cronenberg: É difícil para discuti-lo sem spoilers, mas teria sido muito fácil colocar uma filmagem na trilha sonora e teria sabido que Eric foi morto. E no livro você sabe que ele foi morto, ou pelo menos se você acredita em Benno, foi assassinado - mas isso é a coisa, porque Beno não é exatamente um narrador confiável. No livro há ainda algum espaço para a incerteza sobre o destino de Eric, mas enquanto estávamos filmando a última cena, eu amei esses dois caras congelaram no último momento - pelo menos congelados em uma eternidade de incerteza. Estão ligados entre si. Eles estão acoplados em momento tal arquetípico. Eu pensei que o tempo era para ser eterno.

IFC: Eu posso imaginar dizendo, "E corta ... ai!"

Cronenberg: [risos] Basicamente, sim. Por isso, foi mais como como uma coisa dramática. Não era como, "Oh, eu não suporto esse personagem sendo morto" ou "Fãs de Rob não vai gostar que Robert leve um tiro", ou algo assim. Não estava preocupado com isso. Era muito espontâneo. Como mencionei, poderíamos facilmente ter deixado claro que ele está morto, um corte para o preto com o som de um tiro.

De Film School Rejects (clique para ler a entrevista completa)

O tom de Cosmópolis é imperturbável, um tipo grave de loucura. Como você descreveria o tom de Cronenberg para você?


Você sabe, ele não o fiz, em um monte de maneiras. Eu acho que só confiava que tinha sentido. Embora o diálogo é muito estranho, você sabe a sua sensibilidade de qualquer maneira, então você sabe que é o tom. Eu fiz algo que normalmente não faço em um filme ... Eu estava apenas no final, depois que eles gravaram a maior parte do filme, e eu perguntei a David se ele poderia ver o filme, porque eu queria ver o tom do filme e como parecia Rob, enquanto falava, e como ele se movia. Eu senti que era algo que eu precisava ver, porque eu ainda estava atuando com cara que sempre tinha uma fantasia dele em sua cabeça. Pedi para ver as imagens exatamente o que acabou de dizer: é um tom estranho. Só queria ver alguns deles, para que eu pudesse ver como poderia caber nela e, de certa forma, desviar do mesmo.


É semelhante a alguns dos seus filmes anteriores, como a história pode ser abstrata, às vezes. Quando você começa um roteiro de esta densidade e cheio de simbolismo, está tentando aplicar um significado para tudo ou apenas ir com ele?

Neste caso, com este roteiro, eu li o roteiro inteiro muitas e muitas vezes. Eu costumo fazer isso de qualquer maneira, mas com esse, eu senti que era essencial para mim ler um monte de vezes. Não foi apenas me concentrar em minhas coisas, em parte porque era tão interessante. Eu só tinha um bom tempo lendo e pensando sobre isso. Como você disse, há uma coisa tonal, e precisava ter uma sensação disso, na minha cabeça. Eu também senti como o personagem também tem uma consciência real do personagem de Rob. Certamente, em minhas cenas, tudo tinha de fazer sentido de vidro para mim [risos].





Washington Examiner  (clique para ler a entrevista completa) Via e trad

Parecia uma estranha colaboração no início: o autor David Cronenberg, mais conhecido por obras estranhas como Videodrome, Dead Ringers, e The Fly, fazendo o jovem galã Robert Pattinson, a estrela de seu mais recente filme.

A escolha pode ter sido uma jogada de marketing, só que Cronenberg, que chama Toronto, e não Hollywood, de casa, nunca colocou o público acima de sua arte. E ninguém poderia imaginar o quão popular este filme de baixo orçamento se tornaria, graças a esta estrela (…)

Um representante do estúdio avisa que o assunto está restrito durante uma entrevista com seu diretor. Mas Cronenberg, como sempre, é tão profundamente inteligente em discutir o seu trabalho – e em fazer a arte em geral – que seria mais do que um insulto perguntar a ele sobre o escândalo. Seria um desperdício de tempo precioso.

Ele está feliz em falar sobre como ele acabou escalando Pattinson. Cosmópolis, baseado no romance de Don DeLillo sobre um grande dia na vida de um financista americano, foi financiado através de fontes canadenses e europeias, o que significa que o diretor poderia realmente lançar apenas um americano.

“Há uma razão pela qual eles chamam isso de negócio de filme e da indústria cinematográfica”, diz ele. “Você não pode realmente escalar desconhecidos“. Mas assinar com o homem mais conhecido por interpretar um vampiro reflexivo, não foi simples. “Quando ele concordou em fazer o primeiro Crepúsculo, Catherine Hardwicke estava dirigindo, e ele pensou que ia ser tenso e difícil”.

Cosmópolis certamente poderia ser descrito com essas duas palavras. E entrega Pattinson. “É uma atuação maravilhosa”, Cronenberg diz do trabalho do ator no filme, acrescentando com uma risada, “Ele é o tipo pra fazer Don DeLillo. Achamos que isso vem do Queens, não temos certeza”.

Os filmes de Cronenberg parecem muitas vezes claustrofóbicos. Em A History of Violence, um momento crucial ocorre numa escada com o casal Viggo Mortensen e Maria Bello. E uma das cenas mais ousadas do cinema contemporâneo em, Eastern Promises, quando o mafioso russo interpretado por Mortensen, entra em batalha em uma abafada sauna.

“Eu me vejo atraído por isso”, diz Cronenberg de sua utilização de espaços apertados. Grande parte de Cosmópolis acontece em uma limusine, com o personagem de Pattinson fazendo negócios durante seu trajeto por um corte de cabelo.

“É como escrever um haiku ou um soneto. Você tem um tipo muito limitado de forma. Força você a ser engenhoso e criativo. É muito gratificante”, diz Cronenberg. “Você consegue intensidade. Você com segue compressão”.

E aí, temos duas palavras que poderiam resumir a saída variada de um homem que tem feito filmes há mais de quatro décadas: “criativo” e “intensivo”. Cosmópolis pode ter surpreendido alguns com sua estrela. Mas o filme em si não é nada mais do que puro Cronenberg.

Via: Lasagarobsten// Via e trad: IrmandadeRobsten

Nenhum comentário:

Postar um comentário